Indicação de Livro: “O Si-mesmo Oculto”

O livro “O Si-mesmo Oculto” é um livro do Jung (ou seja, dispensa apresentações), que foi lançado recentemente pela Editora Vozes, juntamente com o “Aspectos do Feminino” e “Aspectos do Masculino”. Como dissemos em outro post, este formato corresponde a uma outra forma de apresentação de Jung ao público, diferente das obras coligidas (no Brasil chamado de Completas) que tem 18 volumes, as obras temáticas possibilitam o que leitor tenha acesso a ideias de Jung a partir de textos representativos.

Os dois artigos são dois artigos do final da vida do Jung, ou seja, período que o pensamento ou a teoria do Jung já estava estabelecida. O primeiro corresponde ao texto do livro “Presente e Futuro”, que é um texto amplo onde o centro do texto é a noção de “Autoconhecimento” que é abordado em relação a diferentes aspectos (sociedade, politica, religião).

O segundo capitulo é aborda os símbolos na vida psíquica. Este é um texto relativamente conhecido pelo público, pois é o ultimo em vida por Jung que foi publicado no livro “O homem e seus Símbolos”, nas obras completas esse texto é encontrado livro “A vida simbólica – Vol 1”. É superimportante ressaltar que os textos não são iguais. Apesar de terem a a mesma matriz as traduções são baseadas em versões diferentes (salvo engano, um é da edição inglesa e o outro da edição alemã). Assim, as traduções são um pouco diferentes (conheço pessoas que leram e não perceberam que se tratava do mesmo texto).

Ou seja, para o leitor ter contato com as ideias deste livro seria necessário recorrer a 2 livros das obras completas! Assim, este livro é uma excelente aquisição para todos que tiverem interesse neste tema, o prefácio é de Sonu Shamdasani.

Ficou interessado? Sugerimos que vc entre em contato com nossos parceiros da Editora Vozes da Loja de Belo Horizonte (que atende Vitória-ES) pelo tel +55 31 8473-5464 ou clicando direto nesse link para o Whatsapp Vozes Belo Horizonte

Segue as informações do site da vozes:

DETALHES DO PRODUTO

ISBN9788532662651
Dimensoes13.7cm x 21.0cm x 0.9cm
Edicao1
NrPaginas192
Selo EditorialEditora Vozes
TemasPsicologia

No período posterior à Segunda Guerra Mundial, com o advento da Guerra Fria, a construção do muro de Berlim e a explosão da bomba de hidrogênio, Jung encontrou-se mais uma vez confrontado com “um tempo dilacerado pelas imagens apocalípticas de uma destruição planetária”, como se encontrara quando compôs o Liber Novus durante a Primeira Guerra Mundial. Articulando ali um elo direto entre o que ocorria no indivíduo e na sociedade em geral, ele argumentou que a única solução para os acontecimentos aparentemente catastróficos no mundo era o indivíduo entrar em seu interior e resolver os aspectos individuais do conflito coletivo.

Sumário

Prefácio à edição de 2010, 7
I – O si-mesmo oculto, 11
II – Símbolos e interpretação dos sonhos, 87

Deixe uma resposta