IV CONGRESSO ESTADUAL DE PSICOLOGIA ANALÍTICA e VII CICLO DE DEBATES EM PSICOLOGIA HOSPITALAR – Programação preliminar

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

IV CONGRESSO ESTADUAL DE PSICOLOGIA ANALÍTICA

&

VII CICLO DE DEBATES EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

PALESTRA: A INDIVIDUAÇÃO: ASPECTOS PRÁTICOS DO USO DO CONCEITO JUNGUIANO NA CLÍNICA E NA PSICOLOGIA HOSPITALAR.
Kathy Amorim Marcondes
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984), Mestrado (1987), Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFES). Atualmente é professor titular do Departamento de Psicologia da UFES. Sua experiência profissional está nas áreas de Psicoterapia (abordagem junguiana) e Psicologia Hospitalar, pesquisando os seguintes temas: psicoterapias, arteterapia, psicossomática, aprendizagem inventiva, psicologia hospitalar e saúde.

PALESTRA: NOSSA ATENÇÃO VAI ALÉM DA DIÁLISE!
Michel Silvestre Zouain Assbu
Médico graduado na Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade do Estado da Guanabara (1967). Residência médica em Nefrologia no Hospital das Clínicas Pedro Ernesto (1969). Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva do Brasil (AMIB). Médico assistencial na área de Nefrologia e Intensivismo no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV)Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Clínica Medica do Centro Biomédico (1969 a 2003). Pesquisador na área de insuficiência renal aguda e Editor de livros para pacientes renais crônicos no tratamento conservador e dialítico. Atualmente é Professor Assistente no internato de Cirurgia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).

PALESTRA: CRIATIVIDADE: FERRAMENTA PARA PSICOLOGIA HOSPITALAR E PARA VIDA!
Rafaela Feijó dos Santos
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e Pós-graduada em Teoria e Pratica Jungiana pela Universidade Veiga de Almeida (2009). Atualmente é psicóloga do Instituto de Doenças Renais e Supervisora Institucional do Programa de Extensao Universitária PORTAS – Apoio Psicológico ao Paciente Renal Crônico – da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenou também o curso de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde, pelo Instituto Pedagógico de Vitória (2010-2012). Foi Membro Fundadora e tesoureira da Associação Junguiana do ES (2007-2011). Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, pacientes renais crônicos e psicologia analítica.

PALESTRA: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO!
Telemi Flor de Lira
Enfermeira graduada pela FAMEMA- Faculdade de Medicina de Marília, Pós graduação na modalidade Residência em Enfermagem Obstétrica pela UERJ- Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é Parteira Urbana, atuando na assistência ao Parto Domiciliar Planejado no Espirito Santo, desde 2012.

Carolina Leão Borges Ramos
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós graduanda em Psicologia Analítica e Psicologia da Maternidade. Psicoterapeuta com ênfase nos processos femininos e gravídico- puerperais. Doula atuante do Grupo Zalika- Maternidade Parto e Infância. Feminista, trabalha em prol do protagonismo feminino. Contra a violência obstétrica, se envolve na luta pelos direitos reprodutivose humanização da assistência ao parto e nascimento.

PALESTRA: EXPERIÊNCIA DO LAZER PRODUZINDO VIDA.
Solange Missagia de Mattos
Psicóloga Clínica e Educacional (CRP 04-0766). Analista formada pelo Intituto C.G. Jung de Minas Gerais. Membro da Associação Junguiana do Brasil (AJB) e da Associação Internacional de Psicologia Analítica (IAAP). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós Graduação em Saúde Pública. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais. Diretora de Ensino e Professora do Curso de Especialização em Psicologia Analítica do Instituto C.G. Jung de Minas Gerais

PALESTRA:LEVANDO-SE A SÉRIO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A SOMBRA DO ANALISTA.
Fabricio Fonseca Moraes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é psicólogo clínico Junguiano – Consultório Particular; Especialista em Psicologia Clinica e da Família, pela Faculdade Saberes ES (2007); Especialista em Teoria e Prática Junguiana, pela Universidade Veiga de Almeida – RJ (2008); coordenador do site Jung no Espírito Santo, www.psicologiaanalitica.com; e coordenador do Grupo Aion – Estudos Junguianos em Vitória/ES desde 2012; Membro da Internation Association for Junguian Studies (IAJS); Professor da Especialização em Psicologia Analítica Capacitar – ES.

PALESTRA: SUICÍDIO COMO UMA EXPRESSÃO ARQUETÍPICA DA MORTE NA VIDA DO HOMEM.
Raphael do Amaral Vaz
Possui graduação em Psicologia-Bach/Lic/Psicólogo. pela Universidade Veiga de Almeida (2008), graduação em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II/RJ. (1997), graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia (convênio com a PUC/RJ). (2001) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Trabalhou como psicólogo clínico do Instituto Brasileiro de Santa Catarina no Sistema Prisional Masculino. Atualmente é psicólogo clínico – Consultório particular, psicólogo do INSTITUTO SOCIOEDUCATIVO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, psicólogo clínico em tratamento para balão intragástrico; professor do curso de Psicologia da MULTIVIX- Faculdade Brasileira; no qual ministra aulas de Psicologia da Personalidade e Psicologia junguiana. Professor da FAEV – Faculdade Européia de Vitória, na qual ministra aula de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Personalidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em redes sociais digitais, relacionamentos virtuais, obesidades e suicídio; atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica, internet, relacionamentos virtuais, identidade virtual, redes sociais digitais, transtornos alimentares e obesidade.

PALESTRA: MITOS E O COTIDIANO: A IMPORTÂNCIA DOS MITOS PARA UMA VIDA SIMBÓLICA.
Indianara Pereira de Melo
Psicóloga com graduação pela Universidade Salvador (Unifacs). Desenvolveu atividades curriculares em comunidades como: Criação e execução de projetos supervisionados de intervenção grupal com crianças em idade escolar e adolescentes com deficiência visual. Além disso desenvolveu atividades extracurriculares com atendimento e administração de dados, bem como tarefas internas e externas referentes aos usuários do sistema CREAS do município de Salvador, Bahia. Atua como psicóloga clínica desde 2013 em Consultório Particular. Desde 2015 coordena grupo de estudos em Psicologia Analítica em Vitória (ES).

PALESTRA: “O SAPO QUE NÃO VIROU PRÍNCIPE: UM ENFOQUE SIMBÓLICO DA VIOLÊNCIA SEXUAL A PARTIR DA PSICOLOGIA ANALÍTICA”.
Sandra Fernandes Amorim
Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP-EPM. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CRP (6a. região). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Psicologia. Em instituição hospitalar, atuou na Coordenação de Serviço de Interconsulta em Saúde Mental em enfermarias e em Nefrologia, Transplante Renal, Ginecologia Oncológica e em ambulatório especializado na assistência a vítimas de violência sexual. Experiência em atenção primária à saúde, em Centro de Saúde Escola. Em instituição psiquiátrica, atuou junto a pacientes psicóticos reagudizados. Desenvolve projetos em saúde mental junto a equipes multiprofissionais de instituições de saúde. Psicoterapeuta Junguiana em consultório particular. Autora de capítulos e organizadora de obras na área da Psicologia da Saúde e Psicologia Junguiana.

PALESTRA: A RELIGIOSIDADE NOS CONTOS DE FADAS – UM OLHAR SOB PERSPECTIVA REDENTORA DO HERÓI.
Barbara Lavinski Jardim
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) onde foi Monitora da Clínica de Psicologia e responsável pelo acolhimento de pacientes com demandas psiquiátricas, judiciais e escolares. Realizou estágios curriculares sob supervisão na Abordagem Sistêmica de Famílias, psicomotricidade e clínica psicanalítica. Desde cedo Interessou-se pela abordagem da Psicologia Junguiana, cuja monografia: “O mito de Lilith e o Feminino Selvagem na clínica contemporânea” baseiou-se na análise mitológica sob a perspectiva de Carl Gustav Jung e Erich Neumann acerca do feminino. Atualmente é aluna do Instituto C.G.Jung de Minas Gerais cuja monografia entitulada: “A Religiosidade nos Contos de Fadas – Um Olhar sob a Perspectiva Redentora do Herói” foi aprovada com sucesso para o Programa Clínico do curso de formação de analistas. Hoje trabalha em seu consultório particular e na clínica de saúde Alimentare, em Belo Horizonte.

PALESTRA: EDUCADOR SOCIAL E O MINOTAURO
Luis Henrique Gomes da Silva

PALESTRA: ARTETERAPIA EM NÚMEROS: LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS.
Queila Cássia Corrêa Guimarães
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Espirito Santo, especializanda em Psicologia Hospitalar e Saúde pelo Instituto Pedagógico de Vitória, exercendo suas atividades no Hospital Cassiano Antônio de Moraes, em Vitória- ES

Barbara Frigini De Marchi
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Espirito Santo, especializanda em Psicologia Hospitalar e Saúde pelo Instituto Pedagógico de Vitória, exercendo suas atividades no Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica – ES.

Samara Zavarize de Lima
Psicóloga, graduada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, especializanda em Psicologia Hospitalar e Saúde pelo Instituto Pedagógico de Vitória, exercendo suas atividades na Prefeitura Municipal de Eunápolis e na APAE- Eunápolis – BA.

PALESTRA: APRENDENDO COM A MORTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM PSICOLOGIA HOSPITALAR.
Rachel de Freitas Wandekokem Cazelli
Psicóloga de orientação Junguiana, especialista em Psicologia Hospitalar e em Gestão em Saúde. Psicóloga Hospitalar do HUCAM. Hipnoterapeuta Ericksoniana. CRP-ES 1620.

PALESTRA: A CIRURGIA BARIÁTRICA COMO UMA OPORTUNIDADE.
Edina Silva Guimarães
Graduação em Psicologia pela Faculdade UNIVIX. Pos graduada em arteterapia – Instituto Fenix. Pos graduada em Psicologia Hospitalar. Formação em Psicodrama – Pegasus.

PALESTRA: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA PSICO-ONCOLOGIA: POSSIBILIDADES NA INTERVENÇÃO.
Jurama Ribeiro de Oliveira
Psicóloga hospitalar, psicóloga clínica, psico-oncologista, psicnalista. Atualmente em formação em constelação familiar. Psicóloga por17 anos na AFECC – Hospital Santa Rita De Cássia, no CECON – centro capixaba de oncologia. Hoje, atuando unicamente no próprio consultório.organizadora de vários eventos científicos como jornadas, simpódios. Foi presidente de congressos brasileios. Além, de ter sido muito ativa na sociedade brasileira de psico-oncologia como presidente do núcleo do espírito santo, regional sudeste e entre 2013 a 2015. Presidente da sociedade brasileira de psico-oncologia.

PALESTRA: O LUGAR DA ARTE NA PSICOLOGIA ANALÍTICA.
Kathy Amorim Marcondes

PALESTRA: GRUPOS TERAPÊUTICOS NO HOSPITAL.
Ana Luiza Brandão
Psicóloga, graduada há dez anos pela Universidade de Vila Velha; Pós Graduada em Psicologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Centrada na Pessoa; Especialista em Acupuntura pelo Instituto de Psicologia e Acupuntura Espaço Consciência (SP); Psico-Oncologista certificada pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia; Membro da diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia. Atua em consultório particular desde a graduação e há seis anos no Hospital Santa Rita de Cássia, referência em tratamento oncológico.

MESA REDONDA: FEMININO, CORPO E PSIQUE.
Mediadora: Kelly Guimarães Trístão.
Palestrantes:
Carolina Leão;
Raissa R. Módolo.

MESA REDONDA: CLÍNICA JUNGUIANA NA FAESA: TRÊS CASOS E MUITAS HISTÓRIAS”.
Mediadora: Isabele Santos Eleotério
Psicóloga; especialista em Teoria e Prática Junguiana (UVA/RJ); mestre em Psicologia (UFES); professora das Faculdades Integradas São Pedro (FAESA) e doutoranda em psicologia (UFES).
Palestrantes:
Aguilar Vieira de Sousa
– Jamile kenia Santos Lira de Castro
– Beatriz Soares Sant’Anna

MINI-CURSO: FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO.
Henriqueta Tereza Sacramento
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982). Especialista em Homeopatia (IHB-RJ) ,Medicina do Trabalho (Fundacentro-Emescam), Gestão em Serviços e Sistemas de Saúde (UFES).Atua na Saúde Coletiva desde 1987. Idealizadora do Programa de Fitoterapia no SUS no município de Vitória, onde é referência Técnica em Fitoterapia e demais práticas integrativas e complementares. Lançou livro Plantas que dão vida em 2011. Coordena o GT Saúde da População negra da Semus de Vitória. Membro da Sobrafito- Sociedade Brasileira de Fitomedicina. Concluiu mestrado no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local na Escola de Ensino Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia( Emescam), com a pesquisa A Implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no município de Vitória :percepção dos médicos e gestores , sob a orientação da Drª. Raquel de Matos Lopes Gentilli, professora integrante do mestrado.

MINI-CURSO: HIPNOSE E DOR
Sergio Oliveira Valentim
Cirurgião dentista. Mestre em Saúde Publica. Professor aposentado do Departamento de Medicina Social/ Centro Bio Médico da UFES. Formação em Hipnose Clássica e Ericksoniana. Formação em Psicanálise. Formação em Terapia de Vivências Passadas (Regressão de Memória) . Master Trainer em Programação em Programação Neuro Linguística. Docente do Instituto Milton Erickson do Espírito Santo.

PALESTRA: RELAÇÃO ENTRE PSICÓLOGO E MÉDICO: IMPORTÂNCIA PARA MELHOR ATENDIMENTO AO PACIENTE.
Barbara Subtil de Paula Magalhães
Psicóloga pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduada em Cuidados ao Paciente com Dor pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Atua no Hospital Universitário da USP e em Consultório Particular. É membro do Grupo de Pesquisa da USPSuCor – Sujeito e Corpo.

PALESTRA: RELAÇÕES DE CUIDADO NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
Kelly Guimarães Tristão
Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES, e mestre pela mesma instituição, graduada em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em Psicologia Clínica e da Família pela Faculdade Saberes e com especialização em Teoria e Prática Junguiana pela Universidade Veiga de Almeida – RJ. Tem experiência nos seguintes temas: saúde mental, clínica, psicopatologia, família, acompanhamento terapêutico, psicologia analítica e bullying.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS.

1. A CONTEMPORANEIDADE DO TRABALHO DE LUTO EM AMBIENTE HOSPITALAR – Daniela Reis e Silva.
2. QUANDO O SUICÍDIO INVADE O HOSPITAL… MANEJO DO COMPORTAMENTO SUICIDA EM AMBIENTE HOSPITALAR – Daniela Reis e Silva.
3. ANGÚSTIA E ELABORAÇÃO DE LUTO: A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA ANALÍTICA – Nayara Oliveira Francisco.
4. INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NO PROGRAMA DE CIRURGIA BARIÁTRICA – Rosilene Chagas Ricardo.
5. CONTAR E TECER HISTÓRIAS: UM FAZER DA CLÍNICA. Taynah de Marillack Maia Monteiro.
6. O EDUCADOR SOCIAL E O MINOTAURO – Luiz Henrique Gomes da Silva.
7. ACOLHIMENTO COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – Karla Oliveira do Amaral, Mariella Caliman Monteiro, Rafaela Feijó dos Santos.
8. VAMOS FUXICAR? UMA PROPOSTA TERAPÊUTICA NA ATENÇÃO BÁSICA – Helaynne Ximenes Faria, Débora de Oliveira Lourenço, Aline Christina Grisotto Alves
9. O MENINO DO DESENHO E OS DESENHOS DO MENINO – Marieta Vieira Messina, Maria da Graça Von Krüger Pimentel