Um Ano Novo em Nossa Vida

Mais um ano termina e um novo se inicia. É comum fazermos retrospectivas e planejamentos – vemos muitos programas de TV com suas retrospectivas do ano e temos as famosas “promessas de ano novo”. Esses ritos de final de ano, que marcam “passagem de ano” é uma transição artificial, do calendário, que espelham um processo natural, mais profundo que vivemos diante travessia um limite, da transição entre momentos de nossa existência.

The Invitation of Janus - Leadershift Consulting | Leslie Williams |  Leading with Grit & Grace
Deus Janus

Na mitologia romana Janus representava essa situação, era o deus dos limites, das entradas e saídas, das decisões e das escolhas. Chamado “Janus bifronte”, a divindade com dois rostos um velho que olha para o passado e um jovem que olha para o futuro. Por isso mesmo, Janus é homenageado no mês de janeiro.

A passagem do ano (que hoje vemos no “velho” e da “bebê/criança”) nos convida olhar para esse “lugar existencial” de nossa vida: o olhar para trás, para o passado, para o caminho caminhado, assim como olhar para frente, para o futuro, para o caminho a caminhar nos ajuda a entender onde estamos no presente, onde estamos estamos em nossa vida. Por isso mesmo, um ano novo em nossa vida nem sempre começa em 1o de janeiro, começa, na verdade, quando encontramos o limite do caminho, o marco que divide os caminhos e, tal qual Janus, podemos olhar para trás e para frente, para o passado e para o futuro e decidimos qual o caminho que vamos seguir.

O ano novo em nossa vida nem sempre é absoluto como uma “mudança total/radical”, às vezes temos um ano novo no trabalho; um ano novo no autocuidado, um ano novo nos relacionamentos (o que não quer dizer um novo relacionamento, mas uma nova etapa num antigo relacionamento). Em todo caso, todo ano novo precisa que reconheçamos o ano velho. É importante virarmos a página, fecharmos o ciclo, darmos espaço ao novo, ao devir à transformação. Sentimentos o medo, dor, ansiedade são normais nesse momento de travessia, para deixar ir o ano velho e nos permitir o ano novo!

Em todo caso, em breve faremos a virada para 2022, iniciaremos um ano novo. Espero que o que seja um ótimo ano novo em nossas vidas, que o olhando o passado e o futuro possamos viver a dádiva do presente, das escolhas e transformações que a vida nos oferece.

Feliz Ano Novo.

——————————————————–

Fabricio Fonseca Moraes (CRP 16/1257)

Psicólogo Clínico Junguiano, Supervisor Clínico, Especialista em Teoria e Prática Junguiana(UVA/RJ), Especialista em Psicologia Clínica e da Família (Saberes, ES). Pós-graduando em Acupuntura Clássica Chinesa (IBEPA/FAISP). Formação em Hipnose Ericksoniana. Coordenador do “Grupo Aion – Estudos Junguianos” Atua em consultório particular em Vitória desde 2003.

Contato: 27 – 9316-6985. / e-mail: fabriciomoraes@yahoo.com.br/ Twitter:@FabricioMoraes

Fabrício Fonseca Moraes (CRP 16/1257). Psicólogo clínico junguiano graduado pela Ufes. Especialista em Psicologia Clínica e da Família pela Faculdade Saberes; especialista em Teoria e Prática Junguiana pela Universidade Veiga de Almeida e especialista em Acupuntura Clássica Chinesa IBEPA/FAISP; com formação em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson do Espírito Santo. É professor e diretor do CEPAES. Atua desde 2004 em consultório particular. .

Publicar comentário